quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Slow Design




Sempre fui muito mais a favor de fazer as coisas manualmente (ex: desenho feito à mão e não desenho digital), inclusive na escola eu achava mais divertido fazer cartazes ao invés de slides no power point. Sim, eu super adoro a tecnologia e acho demais quem a domina.

Já ouviram falar no movimento slow? Claro que sim. Slow food é uma das formas mais conheidas desse movimento, que é contrário ao fast food. Entretanto não falarei sobre comida, embora não seja um assunto ruim, né? O assunto hoje é sobre design.

Provavelmente poucos ouviram falar sobre o slow design. A primeira definição que eu li foi na faculdade, que é a seguinte:

"Vem da França um movimento chamado Slow Design. Ecológico, étnico e valorizador das formas e processos artesanais de criação e produção, propõe aos designers que comecem a conceber e criar objetos contrários à padronização. O movimento tem adeptos no Brasil e vem sendo considerado uma tendência mundial em resposta aos exageros do consumo e à invasão de produtos padronizados. Ele não é uma forma de inibição do consumo, mas uma consequência do desejo das pessoas de consumir melhor, de forma mais adequada e selecionada, com produtos mais duradouros e avaliados pela qualidade e relevância.
Princípios do Slow Design: Criação oposta a rapidez da industrialização. "


O fato de ser OPOSTO à industrialização e padronização foi o que mais me chamou atenção. Afinal, eu sempre gostei de criar e fazer coisas artesanais. Outra coisa que me chamou atenção é ele ser uma consequência do desejo que algumas pessoas têm de consumir melhor, existe uma filosofia por trás disso.

Ontem, em uma conversa sobre moda sustentável com duas sócias de uma empresa (Envido), uma delas comentou que acredita que um dia voltará a ser como antes, as pessoas deixarão a indústria de lado e o artesanato, o trabalho manual, voltará a ser bem valorizado. Eu achei isso muito interessante.


Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e achei uma frase que eu achei demais

"Slow Design é a arte espiritual, emocional e mental de viver, enfatizando a criatividade e experiências." Alastair Fuad-Luke
 Perceber o TEMPO é uma característica do movimento. Se você observar um objeto e for necessário tempo para isso, há certamente design no objeto. Não é necessário parar, mas um ritmo mais lento, seja para observar um objeto ou um ambiente.


                        

 Mc & Co.



 Té.

Nenhum comentário:

Postar um comentário